Bordados das Vertentes se destacam na televisão – Artesanato do Clareart está em duas novelas da Globo

Agulha, linha e muita criatividade. São esses os instrumentos necessários para confeccionar os bordados artesanais mineiros que chamam atenção nos cenários da novela Êta Mundo Bom! e Haja Coração, exibidas pela Rede Globo. As peças são produzidas pelo designer Moisés Jordano e sua equipe no Ateliê Clareart, instalado no distrito de César de Pina.


















Almofadas confeccionada em ateliê em Tiradentes compõe decoração de novelas da Rede Globo. Foto: Samuel Dias/Reprodução/Divulgação
Com uma equipe composta por 36 pessoas e peças confeccionadas completamente a mão, Moisés Jordano conta como começou essa história que já completa 16 anos. “Nossa história se materializou quando minha mãe, Etelvina, foi conduzida, durante a infância, às aulas de bordado. A partir disso, e com as variadas oportunidades que nos foram oferecidas, nos dedicamos ao máximo para aproveitá-las e iniciamos a produção com o propósito de valorizar a arte feita a mão, priorizando a qualidade e o resgate deste ofício cultural que consideramos ser o bordado”, esclareceu.
Ainda segundo Jordano, as peças são confeccionadas a partir da ousadia de materializar ideias em bordados. “Minha inspiração se alterna de acordo com minhas experiências na vida. As flores, pássaros e a natureza chamam minha atenção. Também crio e me inspiro através das minhas experiências de viagem, conhecimentos adquiridos e as sensações que me causam prazer, como por exemplo, morar neste nicho histórico e conviver dia a dia com esse patrimônio das cidades históricas”, complementa.

Produtos
Os bordados que compõem um enxoval para o lar, é composto por almofadas, cobre leitos, telas e toalhas, e são produzidos em diversos pontos, como os tradicionais matiz, ponto cheio e nó francês. Segundo o designer, o processo de construção de uma peça tem início em suas mãos. “Sou eu quem as idealizo e proponho, esboço em um papel e seleciono, dentro da minha equipe, quem irá executá-la. No entanto, nos últimos cinco anos, eu também venho me dedicando a bordar algumas peças de linhas exclusivas”, explica.

Rede Globo
E os produtos feito à mão apareceram na telinha há cerca de seis anos, em programas da Angélica e da Xuxa, quando ainda era da Globo, assim como em várias novelas. Atualmente, eles são destaques na novela das 18h, no cenário que compõe a caipira Mafalda (Camila Queiróz) em Êta Mundo Bom!, e decorando a casa da protagonista Tancinha, personagem de Mariana Ximenes, na nova teledramaturgia das 19h, Haja Coração.
Jordano conta um pouco dessa experiência. “Nossa parceria com a Rede Globo de televisão e seus cenógrafos já somam alguns anos de experiência. Os processos de escolha das peças variam de acordo com a proposta que eu desenvolvo no Ateliê, no entanto, já executamos alguns projetos exclusivos que atendem aos anseios da produção das tramas globais. Tenho aprendido muito com essa experiência”, conclui.
E nos próximos dias, o Ateliê de Bordado Clareart vai integrar a 30ª edição da Paralela Gift entre os dias 3 a 6 de agosto em São Paulo. E para quem quiser conhecer um pouco mais desse trabalho é só acessar o link www.bordadosclareart.blogspot.com ou conhecer o ateliê, instalado na rua Anésio Resende em César de Pina, distrito de Tiradentes.
Matéria do Impresso: Gazeta de São João del Rei
Matéria na íntegra, CLIQUE AQUI.
Imagens: Reprodução - Rede Globo de Televisão - Captura e edição: Samuel Dias
Texto: Moisés Jordano - designer Ateliê Bordados Clareart & Redação Jornal Gazeta de São João del Rei